O autodidata César Cette mantém viva em Caçapava – SP uma
das profissões mais raras do Brasil: a luteria, arte de construir e restaurar de modo artesanal instrumentos de corda como violão, guitarra, viola, baixo, etc. Depois de um longo aprendizado, Cette alcançou o reconhecimento inclusive no exterior pela excelência dos instrumentos que produz.
Cette instalou sua oficina no sótão de uma casa na Vila Pantaleão, onde recebeu a equipe da TV Caçapava.
A paixão do luthier pela música é antiga. Na juventude cantou em várias bandas locais de MPB. Gravou discos e frequentou por muito tempo o palco da antiga cantina Bambu onde era uma das principais atrações até o final dos anos 90.
Também foi metalúrgico por um período. Mas se descobriu construindo instrumentos de cordas. Conheceu um produtor musical americano que tem levado seus violões e guitarras para clientes do outro lado do mundo.
Reconhecimento
A maior prova de que seu talento como luthier ultrapassou fronteiras aconteceu logo após o furacão Katrina em 2007. César Cette foi contratado por um americano para restaurar um violão raríssimo, produzido nos anos 60. Depois de 6 meses de trabalho devolveu o instrumento totalmente recuperado ao seu proprietário.
No vídeo abaixo a luteria onde Cette produz os instrumentos que levam a marca Fly.
Minha filha Thuanny levava o violino dela ai para trocar corda e afinar...
ResponderExcluirSempre que preciso, levo meus instrumentos para a CTI ( Cette Tratamento Intensivo). Conto sempre com você campeão!!
ResponderExcluiré um orgulho para nossa cidade
ResponderExcluirparabens!!
enfim algo de bom em caçapava
ResponderExcluir