Enquanto isso um aparelho novo doado para a prefeitura há mais de 5 anos continua encaixotado, segundo Ana Paula (PT)
Mofo nas paredes, reboco caindo, possíveis fugas de radiação e um aparelho de raio-x que mais parece peça de museu foram alguns dos absurdos encontrados pela Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores que apura irregularidades na Fusam. Segundo a presidente da comissão, Ana Paula (PT), o raio-x funciona precariamente. “A parte de baixo não se move mais. Só a parte de cima ainda está funcional”, denunciou.
Segundo ela a situação é mais grave ainda porque a demanda é muito grande. “De 80 a 100 pacientes utilizam a sala de raio-x todos os dias. Através de emenda parlamentar a prefeitura recebeu um mamógrafo e um raio-x novo há mais de cinco anos e até agora os aparelhos estão encaixotados” lamentou.
Perguntada sobre o paradeiro dos aparelhos doados a prefeitura a superintendente Daniele Trinkel esquivou-se: “Só sei que eles não estão aqui na Fusam”. Mas conforme a equipe do Jornal Correio do Vale que desde 2009 tenta descobrir porque os aparelhos continuam encaixotados, apuramos que o mamógrafo está na recepção do Postão da Vila Antônio Augusto e o raio-x virou esconderijo de insetos próximo a rampa de acesso ao 1º andar da própria Fusam.
A CEI, integrada também pelos vereadores Daniel da Farmácia (PV) e Cunha (PSD), também observou o andamento das obras de “emergência” que já se arrastam há anos. “A gente viu muito entulho de obra dentro do hospital. Perguntamos a superintendente Daniele Trinkel mas ela disse que isso é com a secretaria de Obras”, finalizou Ana Paula.
É muito descaso mesmo!!!! Falar que isso é absurdo é muito pouco. Agora já não basta dizer que não tem verba...tem que receber um aparelho novo e deixar encaixotado...é, a situãção tá de mal a pior.
ResponderExcluirQuer dizer que se a Secretaria de Obras resolver cagar no meio do Hospital tudo bem Daniele Trinkel? Devolva o seu salário desses anos todos sua inútil!
ResponderExcluirVoceis tao achando facil atender tanta gente doente? Eu já fui muito bem assistido na fuzam.
ResponderExcluirFala seeerio tiozinho da GM!!!!
ResponderExcluirEm partes, discordo dessa denúncia. Sou técnico em radiologia, e não existe vazamento de radiação quando se utiliza radiologia eletromagnética (um tipo de radiação artificial, que existe como feixe de elétrons, apenas enquanto aperta-se um botão, e desintegra-se quando o técnico solta o botão). Ademais, cada técnico é obrigado a utilizar dosímetro - uma espécie de leitor que menciona o quanto de radiação o profissional está sendo exposto. Geralmente, a leitura do dosímetro acusa exposição ZERO.
ResponderExcluirRealmente, a sala de raios-x da FUSAM está bastante precária, com mofo, inclusive, mas isso não afetará o resultado do exame radiográfico. Nem mesmo o fato de a parte de baixo do aparelho não mais se mover afetará o exame. O importante é o braço - a parte de cima - do aparelho se mover.
Eu conheço o aparelho da FUSAM. Sim, é bem velho, porém bom. É um Philips com, ainda hoje, excelente capacidade de produção de radiação primária. Já trabalhei com aparelhos bem mais novos que não conseguem produzir radiação de tão boa qualidade quanto o Philips da FUSAM.
Quanto a administração da Daniele Trinka-Ferro, digo, Trinkel, é mesmo um lixo. Ela não está compromissada com a empresa, e sim, consigo mesma. Não veste a camisa da FUSAM. Está ali apenas para esquentar carteira e sugar o quanto puder dessa oportunidade. A FUSAM já tomou vários processos por ingerência - ou incompetência mesmo - da senhora Trinkel Cherion. Não é apenas o setor de radiodiagnóstico que sofre com a Daniele: Caçapava só tem a perder com um prefeito corrupto e uma superintendente (?) descompromissada e tirana no nosso hospital. Essa Daniele Trinkel destruiu a auto-estima dos funcionários da FUSAM.
Só espero que essa vereadora esteja fazendo essas denúncias por realmente se importar com a cidade, e não somente como denuncismo de vitrine política para se eleger. Afinal, pode se esperar de tudo de petistas!!! DÊ-TÚ-DÔ!!! Pergunto-me se quando Caçapava for administrada novamente pelo PT, essa vereadora irá fazer essas mesmas denúncias. Será?!
Pra finalizar, acredito que antes de sair afirmando qualquer coisa, deve-se contratar profissionais da área para avaliação. Uma coisa é denunciar o descaso da atual administração, que é ruim e tem que sair urgentemente. Outra coisa, é veicular a informação de que possa haver possíveis fugas de radiação eletromagnética. Não existe fuga de radiação do tipo eletromagnética. Qualquer radiologista que ler essa matéria irá rir dessa vereadora.
FICA A DICA.
Corrigindo: o aparelho da FUSAM é um Toshiba. No comentário acima eu disse que é um Philips, mas é na verdade um Toshiba.
ResponderExcluirAbraço
Em nome do grupo de mulheres do Jardim Maria Cândida quero agradecer a vereadora Ana pela coragem. A situação é muito grave mesmo. Tem gente que morre ou fica com sequelas provocadas pela quadrilha. Eu pessoalmente conheço vários casos. Até quando o dinheiro público da saúde será desviado para clínicas particulares?
ResponderExcluirEngraçado, o PT quando esteve na Prefeitura deixou a maior dívida que a Fusam já teve na sua história, passou por lá 4 anos e nunca pagou sequer uma conta dos fornecedores, INPS etc... Inclusive a empresa que presta serviços de manutenção a máquina de raio x só vinha na Fusam fazer reparos se o dinheiro estivesse disponivel... ou seja a vista, caso contrário nem vinha aqui. Depois que o PT saiu foram mais de 10 anos pagando as dividas, isso ninguém fala né? Eu estive na fusam fazendo estágio 2 anos depois que o PT saiu e via muito bem o estado que ficou tudo lá. Claro que o interesse da vereadora é eleitoreiro. Quanto a qualidade da Maquina existente e sobre o "possivel vazamento de radiação" o amigo acima explicou tecnicamente e está correto! Agora vale ressaltar que as instalaçôes elétricas da Fusam precisam se renovadas principalemnte a entrada de energia porque sem isso nada de novos equipamentos.
ResponderExcluir