c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

Aprenda a fazer bolinho caipira de Caçapava

Bolinho caipira de CaçapavaMarca registrada das festas de São João em Caçapava, o bolinho caipira ou bolinho de quermesse é uma tradição que enche o caçapavense de orgulho. E não é para menos. Nosso bolinho caipira vem desde a época da colonização. Com o tempo ganhou identidade própria e hoje é o líder disparado em vendas nas festas juninas. O formato arredondado, a farinha de mandioca, a carne como tempero da massa e não como recheio, diferenciam o nosso quitute dos outros.

Tereza ensina todos os truques que aprendeu em 8 anos de quermessesO preparo é simples e o resultado surpreendente. Crocante, leve, rende muito. Mesmo assim muita gente reclama que não consegue acertar o ponto. A TV Caçapava pediu para dona Tereza Cardoso Machado, voluntária de primeira hora em todas as quermesses realizadas nos último 8 anos, para explicar passo-a-passo a receita do bolinho caipira de Caçapava.

Durante a preparação do bolinho ela revelou uma série de pequenos cuidados que devem ser adotados para que o resultado final seja o esperado. Acompanhe o vídeo:

3 comentaram:

  1. VAMOS COMER BOLINHO DA PRIMA?
    Vamos comer "Bolinho da Prima"? Sua resposta provavelmente será: "o que é isto"? Prima foi uma filha de escravos da fazenda de meu bisavô, Joaquim Pantaleão casada com Sabino Leite que criou os bolinhos conhecidos hoje como "Bolinhos de Quermesse de Caçapava". Na década de 20 a família de Sabino morava numa casinha da rua do Porto tendo como fundo a área da fazenda. Nos dias de frio de junho, Prima colocava uma das filhas para vender em um tabuleiro na porta de casa os deliciosos bolinhos a base de lingüiça e farinha que faziam o maior sucesso. Com o tempo e as proximidades das festas juninas, os bolinhos passaram a ser presença obrigatória nas quermesses e festas de "Corpus Christi". Hoje, com a receita simplificada é possível de ser comido nas quermesses da cidade e, sua fama, já rompeu fronteiras, muitas vezes com a receita totalmente deturpada. A receita original do verdadeiro "Bolinho da Prima me foi passada pela dona Benedita que morava na Rua Vinte e oito que os fazia de maneira primorosa. Aqui vai a receita original do famoso "Bolinho da Prima" fornecida por ela.
    "BOLINHO DA PRIMA"
    Ingredientes:
    1 Kg de farinha de mandioca crua / 1 cebola / 2 dentes de alho / 2 tomates maduros / 1 maço de cheiro verde / 1 colher de sopa de óleo / 1 kg de lingüiça / 1 litro de água / sal a gosto
    Preparo: Numa vasilha juntar a farinha de mandioca a cebola, o alho, o cheiro verde, os tomates picados sem pele e sem sementes. Adicionar o óleo. Ferver a água e adicioná-la aos ingredientes. Misturar com uma colher de pau. Fritar bem a lingüiça (não a ponto de torrar), picar em pedaços pequenos e acrescentar à massa. Enrolar de tamanho um pouco maior que brigadeiro. Fritar em óleo bem quente. Comer acompanhado de quentão ou vinho quente.
    OBSERVAÇÃO : Cuidado ao adicionar o sal porque a lingüiça normalmente já o tem em grande quantidade. Outro detalhe muito importante, é que a farinha de mandioca deve ser crua para que não estoure quando fritar.
    Claudia Resende

    ResponderExcluir
  2. Segui a receita mas na hora de fritar os bolinhos começaram a estourar.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Martha. Como você viu no vídeo, a receita do bolinho caipira de Caçapava é simples porém é preciso seguir todas as dicas passadas pela dona Tereza. Note que para a fritura dar certo é necessário usar farinha de mandioca TORRADA. A massa tem que ficar seca. Não pode grudar nas mãos. Frite vários bolinhos ao mesmo tempo em óleo bom quente. Em breve estaremos mostrando outras receitas interessantes. Acompanhe.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!