Motivos para experimentar o Pilates não faltam: tira dores, auxiliar no fortalecimento muscular, corrige a postura e ainda modela o corpo. Segundo a fisioterapeuta Cintia Bellini os exercícios realizados com o auxílio de molas elimina o impacto e funciona como utensílio de reabilitação por dar ênfase a muitos princípios importantes em um trabalho terapêutico.
A melhora da postura é um dos pontos fortes do método. Além dos músculos do centro de força, é possível trabalhar os músculos estáticos e dinâmicos, profundos e superficiais, os quais são responsáveis pela conservação da postura.
Busca-se na prática o alongamento ou relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento daqueles que estão estirados ou enfraquecidos.
Para isso o Pilates usa aparelhos com molas e roldanas que são ajustadas de acordo com a necessidade de cada usuário. Durante a entrevista para a TV Caçapava, Cintia Bellini mostrou os principais aparelhos e como são usados.
Para que serve Quando o objetivo é a reabilitação de um indivíduo o Pilates pode ser usado para:
|
Como surgiu o pilates
Prisioneiro dos ingleses durante a I Guerra, o alemão Joseph Pilates fazia exercícios numa cama de hospital. Ele manipulou as molas permitindo que outros pacientes acamados também se exercitassem mesmo estando deitados.
Em 1926 emigrou para os Estados Unidos. Durante a viagem conheceu Clara, com quem se casou mais tarde. Joseph e Clara abriram um estúdio de fitness em Nova York que funciona até hoje.
No início dos anos 1960 celebridades de Hollywood descobriram o estúdio de Pilates. E onde as estrelas vão a mídia segue. Na década de 1980 os meios de comunicação começaram a divulgar mais amplamente o método que se popularizou rapidamente. Estima-se que 10 milhões de americanos praticam o Pilates nos dias de hoje.
0 comentaram:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!