O alambique do Antenor, que há 40 anos produz uma das cachaças mais tradicionais do Vale do Paraíba, está à venda. Falta de incentivo para os produtores rurais, excesso de fiscalização sobre a produção da cachaça e a insegurança são os principais motivos que levaram a família “Antenor” a por a venda um dos mais frequentados pontos de turismo rural de Caçapava.
Além do alambique, estão a venda a fazenda Bom Retiro que produz toda cana-de-açúcar usada no alambique e o restaurante especializado em cozinha mineira que funciona de segunda a segunda na rodovia João do Amaral Gurgel, km 10, bairro do Guamirim.
Flávio José Castro, que há 22 anos é o responsável pela produção das cachaças Campeã do Vale, Alambique do Antenor e pela Envelhecida Alambique do Antenor, disse que a família fez de tudo para manter a atividade rural mas está cada vez mais difícil. “Quem mora na cidade não valoriza o nosso trabalho. Até os fiscais que vem aqui não tem a mínima ideia do que a gente passa e do que precisamos fazer para produzir. Infelizmente optamos por trabalhar dentro da lei, pagando todos os impostos. Se estivéssemos na clandestinidade seria muito mais fácil e lucrativo” desabafou.
Toda cachaça produzida no Antenor é vendida no restaurante da fazenda onde também são servidas batidas, produtos da roça e um cardápio mineiro que não muda há 30 anos: churrasco, arroz, maionese, farofa caseira, aipim ou batata frita, torresmo e vinagrete. O local possui área verde, parquinho para diversão das crianças e amplo estacionamento.
Veja na reportagem abaixo como é produzida a cachaça do Antenor:
Olha é uma pena. É um ótimo local de lazer para passar um final de semana agradável e sem a poluição sonora da cidade. Sou muito amigo do pessoal de lá, é uma pena mesmo. Mas acho que eles irão dar a volta por cima com a ajuda de DEUS.
ResponderExcluirSerá uma pena se isto ocorrer pois conheço o local,muito bonito e um ambiente muito saudável para família. Mas creio que um local fenomenal como este não pode não pode acabar assim pois, acredito que após estes momento de crises este Alambique voltará com tudo pois nada que uma crise para rever todos os conceitos e crescer. O mais importante é não deixar de acreditar que tudo vai dar certo pois se estão passando por isso não devem se deixar abater por nada e crescerem mais e mais desejo tudo de BOM.que DEUS estejam com vcs.
ResponderExcluirfiquei sabendo que essa noticia é FRAUDE...
ResponderExcluir