O plano de carreira é um conjunto de leis e normas com o objetivo de qualificar a educação tornando a profissão de professor mais atraente e premiando os bons profissionais.
Segundo Solange Assunção de Castro, coordenadora do Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) o plano de carreira proposto pela prefeitura tem problemas e deverá ser modificado pelos vereadores até para cumprir as exigências da Constituição. Citou como exemplo a nomeação de diretores e vices das escolas. O plano da prefeitura permite que esses cargos sejam ocupados por pessoas comissionadas (contratadas sem concurso). “A Constituição já diz há muito tempo: carreira do magistério só por concurso público. As pessoas que hoje estão ocupando cargos públicos passam, mas a carreira do professor é para a vida toda. Melhorar a qualidade do ensino requer discutir carreira, jornada, direitos adquiridos e outras conquistas que foram retiradas no plano de carreira que a prefeitura enviou para Câmara” lamentou a professora.
Para tentar chegar a um acordo vereadores, professores, representantes dos sindicatos dos professores e dos servidores municipais se reuniram no plenário da Câmara. Daniel da Farmácia (PV), presidente da Câmara, disse que a discussão vai dar elementos para que o legislativo tome uma decisão coerente. “É importante ouvir todos os lados”, disse.Também estiveram no encontro a vereadora Ana Paula (PT), Arnaldo Neto (PSC), Henrique Rinco (PSDB), Neide Palmeira (PSD) e Zé Bergue (PV).
Retrato da educação
A vereadora Ana Paula (PT) que também é professora fez um relato na Câmara que serve como um retrato da atual situação do magistério em Caçapava. Ela disse que após 21 anos de trabalho, duas licenciaturas e duas pós-graduações seu salário não chega a R$ 1.800 por mês.
Assita o depoimento da vereadora Ana Paula:
Obs: Vídeo extraído do site www.camaracacapava.sp.gov.br
Enquanto políticos e jogadores de futebol ficam ricos as custas de nós "eleitores e fanáticos", os salários dos professores, médicos, bombeiros e policiais é uma vergonha nesse país!
ResponderExcluirEnquanto isso o salário óóóóóó
ResponderExcluirVamos torcer para que os NOSSOS VEREADORES justifiquem os bons salários que receberam durante o ano todo e rejeitem o plano de carreira do Vilela
ResponderExcluir