c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

Professores reprovam plano

reuniao na camaraO novo plano de carreira do magistério municipal está mobilizando os professores de Caçapava. O projeto da prefeitura está na Câmara e deverá ser votado na última sessão do ano para que entre em vigor em 2012.
O plano de carreira é um conjunto de leis e normas com o objetivo de qualificar a educação tornando a profissão de professor mais atraente e premiando os bons profissionais.
Segundo Solange Assunção de Castro, coordenadora do Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) o plano de carreira proposto pela prefeitura tem problemas e deverá ser modificado pelos vereadores até para cumprir as exigências da Constituição. Citou como exemplo a nomeação de diretores e vices das escolas. O plano da prefeitura permite que esses cargos sejam ocupados por pessoas comissionadas (contratadas sem concurso). “A Constituição já diz há muito tempo: carreira do magistério só por concurso público. As pessoas que hoje estão ocupando cargos públicos passam, mas a carreira do professor é para a vida toda. Melhorar a qualidade do ensino requer discutir carreira,  jornada, direitos adquiridos e outras conquistas que foram retiradas no plano de carreira que a prefeitura enviou para Câmara” lamentou a professora.    
Para tentar chegar a um acordo vereadores, professores, representantes dos sindicatos dos professores e dos servidores municipais se reuniram no plenário da Câmara. Daniel da Farmácia (PV), presidente da Câmara, disse que a discussão vai dar elementos para que o legislativo tome uma decisão coerente. “É importante ouvir todos os lados”, disse.Também estiveram no encontro a vereadora Ana Paula (PT), Arnaldo Neto (PSC), Henrique Rinco (PSDB), Neide Palmeira (PSD) e Zé Bergue (PV).
Retrato da educação
A vereadora Ana Paula (PT) que também é professora fez um relato na Câmara que serve como um retrato da atual situação do magistério em Caçapava. Ela disse que após 21 anos de trabalho, duas licenciaturas e duas pós-graduações seu salário não chega a R$ 1.800 por mês.
Assita o depoimento da vereadora Ana Paula:



Obs: Vídeo extraído do site www.camaracacapava.sp.gov.br

3 comentaram:

  1. Enquanto políticos e jogadores de futebol ficam ricos as custas de nós "eleitores e fanáticos", os salários dos professores, médicos, bombeiros e policiais é uma vergonha nesse país!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso o salário óóóóóó

    ResponderExcluir
  3. Maria do Carmo Ferreira19 de dez. de 2011, 12:24:00

    Vamos torcer para que os NOSSOS VEREADORES justifiquem os bons salários que receberam durante o ano todo e rejeitem o plano de carreira do Vilela

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!