c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

Exame pode identificar mais de 30 doenças

O teste do pezinho é feito a partir do terceiro dia de vida do bebêDez profissionais da saúde estarão na Praça da Bandeira, quarta-feira dia 6 das 9h às 12h,  panfletando e orientando pais, gestantes e a população em geral sobre a importância do teste do pezinho.  O evento é realizado pela primeira vez em Caçapava com o apoio da secretaria municipal da Saúde.  Hoje existe uma versão ampliada do teste do pezinho, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.

O teste do pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo o retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes de manifestarem os sintomas. O teste do pezinho deve ser realizado até o 3º dia de vida do bebê e é gratuito.

O teste

Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

Em sua versão mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. Logo, é importante certificar-se, quando escolher a maternidade, se o local está apto a realizar este exame.

A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.

Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país, através de lei federal. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal, com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro.

0 comentaram:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!