A falta de um pequeno conversor ainda está impedindo o funcionamento do sistema de monitoramento das principais ruas do centro da cidade. Conforme o secretário de Defesa e Mobilidade Urbana, Fernando Diniz Borges, o conversor que transforma o sinal da fibra ótica em imagens digitais já está chegando e será montado em menos de duas horas de trabalho.
“Esperamos uma redução sensível da criminalidade na área monitorada, a exemplo do que aconteceu em cidades como São José dos Campos. O trânsito também vai melhorar com a utilização de ondas verdes nos semáforos. E principalmente a população terá uma sensação de segurança muito maior”, explicou o secretário.
Fernando Diniz disse a TV Caçapava que a implantação do sistema exigiu um esforço enorme da administração. “Primeiro foi preciso convencer as pessoas de que para funcionar o sistema tinha que ser profissional, com câmeras apropriadas e técnicos qualificados. Depois tivemos que adaptar o prédio da secretaria que no começo funcionava numa saleta com apenas dois funcionários” lembrou o secretário.
O sistema nervoso central do vídeo monitoramento de Caçapava foi instalado na avenida Manoel Inocêncio, dentro do prédio da secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana. Para ter acesso a sala do controle só com senha. Em breve um sensor biométrico vai liberar a porta de vidro temperado somente para quem tiver as digitais no sistema. A mesa de controle comporta 3 operadores que poderão comandar individualmente cada uma das 14 câmeras instaladas na cidade. Numa sala anexa foi instalado um potente no break e a cpu de última geração com capacidade para gerenciar e armazenar imagens durante um longo período.
Com a sala de controle pronta e as câmeras conectadas, Fernando Diniz não consegue esconder a ansiedade de ver o sistema funcionando o quanto antes. “Passei vários finais de semana aqui na secretaria para ver tudo isso pronto. Agora vamos torcer para que esse conversor chegue logo e a gente comece a trabalhar”, finalizou Diniz.
Uma grande piada! Compra um equipamento com nosso dinheiro e acha que ta fazendo grande coisa. Só falta explicar por que não deu entrada naquele plano do governo que forneceria esse equipamento para as cidades.
ResponderExcluirAnônimo: Não é uma piada, é uma realidade que há muito a cidade almeja. Quanto ao dinheiro gasto no projeto, se fosse do governo federal também seria nosso. Este projeto visa melhorar as condições de segurança da cidade e isso é o que importa. Com certeza os bandidos anônimos não gostam de ação na área de segurança. Deus limitou a inteligência dos homens, mas não a burrice. Fernando Diniz
ResponderExcluirErramos: Defesa e Mobilidade Urbana é o nome correto da secretaria comandada por Fernando Diniz Borges.
ResponderExcluirGostei das cameras, se for pra melhorar é sim uma boa idéia. Caçapava precisa de melhorias pois o transito já está ficando horrível. Quantos as cameras, acho que poderia disponibilizar as imagens para a população, pois é uma forma de mostrar resultados.
ResponderExcluirDurante a entrevista o secretário nos informou que de fato as imagens poderão ser solicitadas pela pela população desde que o motivo seja relevante.
ResponderExcluir