c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

Comerciantes e aposentados lideram lista

       Profissões dos candidatos em Caçapava      

Gari, cobrador de ônibus, cantor, frentista, garçom, taxista, dona de casa, vendedor são algumas das profissões dos 164 candidatos que estão disputando uma das 10 cadeiras na Câmara de Vereadores de Caçapava. Entre eles os comerciantes, 18, e os aposentados, 12, são as categorias com o maior número de representantes.

Por um salário fixo de 6 mil por mês, mais vantagens para manutenção do gabinete, os eleitos terão como principal obrigação fiscalizar os atos do próximo prefeito. 164 candidatos de várias profissões disputam as 10 vagasO vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência,  analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura.

Se for mantido o esquema atual, durante os próximos quatro anos, os 10 eleitos terão que comparecer toda terça-feira às 18 horas no plenário para uma sessão ordinária que não dura mais do que duas horas.

O início da Câmara

Aqui já funcionou um cemitério, teatro, cinema, prefeitura e agora a Câmara de Vereadores (imagem do site da Câmara de Vereadores)A primeira Câmara de Caçapava funcionou de 1855 a 1857. Eram 7 vereadores que se reuniam numa casa localizada na rua Sete de Setembro 195. Na época o presidente da Câmara também era o prefeito. Nenhum deles recebia salário para tratar as coisas do município que despontava como grande produtor de café e arroz.

O atual prédio do Legislativo na Praça da Bandeira 151 já foi cemitério, teatro, cinema e prefeitura municipal. Somente na administração do prefeito José Miranda Campos “Zito”, em 1992, foi recuperado e adequado para abrigar a Câmara Municipal.

Sensibilidade para fazer as leis

Dia 1º de janeiro de 2013, uma terça-feira, os reeleitos e os novos vereadores estarão tomando posse. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, recebendo o povo, desempenhando a função de mediador entre os caçapavenses e o prefeito.

E sensibilidade para interpretar as reivindicações e transformá-las em leis não são atribuições específicas de nenhum profissional. Talvez por isso o leque de profissões entre os candidatos seja tão amplo.

Veja o mapa de profissões dos candidatos de Caçapava extraído do site do TSE:  

0 comentaram:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!