c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

O azar do “Baiano” era ser pobre

Edvaldo foi assaltado perto de casa na Vila Menino Jesus
Terça passada, dia 11, Edvaldo Santos Gonçalves, levou várias pauladas na cabeça durante um assalto a menos de 100 metros da sua casa na Vila Menino Jesus. Foi atendido na Fusam e mandado para casa com um curativo na cabeça. Ontem, dia 18, pela manhã quando a netinha foi chamar Edvaldo para tomar café viu o avô sentado no sofá sem respirar. Baiano, como era conhecido, estava morto.

Baiano tinha 55 anos e 4 filhosO barbeiro Baiano era muito conhecido na Vila Menino Jesus. Seu nome de batismo: Edvaldo Santos Gonçalves, 55 anos nas costas. Quatro filhos criados, estava separado da mulher.
Baiano tirava o sustento de um pequeno salão onde cobrava de 3,50 a 4 reais por um corte de cabelo. No final do mês não sobrava nada, mas dava para pagar as contas e criar um canário da terra e um curió.
Terça passada, dia 11, um nóia esteve no seu salão pedindo dinheiro. Segundo a filha que morava com ele, Ednilma Gonçalves, “o pai tinha o defeito de tratar bem todo mundo. Gente boa e gente ruim”. O nóia contou alguma história e pediu para que os dois fossem até um galpão abandonado a menos de 100 metros dali. Era uma armadilha. Baiano foi abatido a pauladas e pedradas. O nóia pegou R$ 180 que o barbeiro tinha no bolso e desapareceu.
Baiano tirava seu sustento do salãoBaiano conseguiu se arrastar até o portão de casa. Uma vizinha viu e chamou os parentes que estavam no trabalho. Veio até a polícia, mas a ambulância não. Insistiram várias vezes. A única solução foi levar Edvaldo de viatura para o pronto socorro.
Edvaldo teve traumatismo craniano, escoriações no braço e nas costas. “O atendimento na Fusam foi péssimo. Vi meu pai sendo tratado como indigente. Fizeram um RX e um curativo na cabeça e mandaram a gente embora. Pedi novamente uma ambulância e eles disseram que não tinha. Fui carregando meu pai até o ponto de ônibus da Matriz. Mas o motorista não deixou ele subir no ônibus pelo estado que ele estava”, descreveu a filha Ednilma.
Quantas coisas devem ter passado na cabeça do Baiano nesse momento. Junto com a dor das pauladas, certamente ele deve ter pensado como tudo seria diferente se ele não fosse pobre. Mal sabia o humilde barbeiro que as coisas só iriam piorar dali para frente.
As dores aumentaram, até que na quinta-feira retornou a Fusam. Novo chá de banco, novo atendimento que segundo ele “não serviu para nada”. Na ocasião, relata Ednilma, “ele tomou uma injeção vermelha. O local da injeção inchou no mesmo dia. O inchaço foi se espalhando pelo braço que começou a ficar roxo. Mas o pai não quis voltar na Fusam. Pra que?”.  
A agonia de Baiano só terminou nesta terça, dia 18, exatamente uma semana depois de receber as pauladas e de não receber o atendimento médico que deveria. Morreu sentado no sofá sob o olhar da neta que nem imagina como é difícil e sofrida a vida de quem é pobre. (Sergio Borges)

7 comentaram:

  1. E a secretaria da saúde da Caçapava ainda quer ser Prefeita, bobo daquele que votar nela! Acorda Caçapava !!!

    ResponderExcluir
  2. Pior que essa secretaria fala que a saude esta otima....Otima aonde?ACORDA caçapava,vcs querem essa mulher para ser prefeita da nossa cidade?NãO né.........

    ResponderExcluir
  3. Gente isso é um absurdo.!!.. A Secretaria de saúde deveria se responsabilizar por este fato, nós é que pagamos os salários de todos os funcionários, e superiores para administrar a saúde de Caçapava. São seres humanos, devem ser tratados com dignidade, respeito, duvido se você um pai de alguns deles, se o atendimentos seria igual??? Tem que abrir um processo administrativo para averiguar essa situação. Amanha pode acontecer a mesmo coisa, e ninguém faz nada.! Barbaridade, e o prefeito?? Vai dar algum apoio à família agora neste momento??.. Vergonha para todos os caçapavences...

    ResponderExcluir
  4. Nota 10 para a reportagem nota zero para a saúde de Caçapava. Por respeito a família enlutada o pronto socorro deveria fazer uma investigação interna e prestar contas a sociedade. Se houver culpado, que seja punido. A falta de transparência prejudicou nossa saúde e até mesmo a campanha da secretária Angélica. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  5. Será que a secretária da saúde de Caçapava tem acesso à internet < será que ela acessa este site .... acho que sua campanha já era minha querida ...

    ResponderExcluir
  6. A saude de caçapava esta uma vergonha,minha mae ficou internada no pronto socorro 6 dias , nao tinha leito para ela, teve uma fratura na coluna e uma na cabeça,nao ela saiu de casa sem nenhuma fratura, eu tenho a certeza que ela caiu no pronto socorro da cama , pois nao podia ficar nehum acompanhante com ela , tinha 83 anos , dia 10 ela veio a obito, é a nossa saude em caçapava , velho pode morrer.

    ResponderExcluir
  7. EH AÍ "Dra.NEGLIGENTE SECRETÁRIA DA SAÚDE DE CAÇAPAPAVA" ANGÉLICA CANDIDATA A PREFEITA ISSO É NEGLIGENCIA OU INCOMPETÊNCIA DA SENHORA?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!