Terça passada, dia 11, Edvaldo Santos Gonçalves, levou várias pauladas na cabeça durante um assalto a menos de 100 metros da sua casa na Vila Menino Jesus. Foi atendido na Fusam e mandado para casa com um curativo na cabeça. Ontem, dia 18, pela manhã quando a netinha foi chamar Edvaldo para tomar café viu o avô sentado no sofá sem respirar. Baiano, como era conhecido, estava morto.
Baiano tirava o sustento de um pequeno salão onde cobrava de 3,50 a 4 reais por um corte de cabelo. No final do mês não sobrava nada, mas dava para pagar as contas e criar um canário da terra e um curió.
Terça passada, dia 11, um nóia esteve no seu salão pedindo dinheiro. Segundo a filha que morava com ele, Ednilma Gonçalves, “o pai tinha o defeito de tratar bem todo mundo. Gente boa e gente ruim”. O nóia contou alguma história e pediu para que os dois fossem até um galpão abandonado a menos de 100 metros dali. Era uma armadilha. Baiano foi abatido a pauladas e pedradas. O nóia pegou R$ 180 que o barbeiro tinha no bolso e desapareceu.
Edvaldo teve traumatismo craniano, escoriações no braço e nas costas. “O atendimento na Fusam foi péssimo. Vi meu pai sendo tratado como indigente. Fizeram um RX e um curativo na cabeça e mandaram a gente embora. Pedi novamente uma ambulância e eles disseram que não tinha. Fui carregando meu pai até o ponto de ônibus da Matriz. Mas o motorista não deixou ele subir no ônibus pelo estado que ele estava”, descreveu a filha Ednilma.
Quantas coisas devem ter passado na cabeça do Baiano nesse momento. Junto com a dor das pauladas, certamente ele deve ter pensado como tudo seria diferente se ele não fosse pobre. Mal sabia o humilde barbeiro que as coisas só iriam piorar dali para frente.
As dores aumentaram, até que na quinta-feira retornou a Fusam. Novo chá de banco, novo atendimento que segundo ele “não serviu para nada”. Na ocasião, relata Ednilma, “ele tomou uma injeção vermelha. O local da injeção inchou no mesmo dia. O inchaço foi se espalhando pelo braço que começou a ficar roxo. Mas o pai não quis voltar na Fusam. Pra que?”.
A agonia de Baiano só terminou nesta terça, dia 18, exatamente uma semana depois de receber as pauladas e de não receber o atendimento médico que deveria. Morreu sentado no sofá sob o olhar da neta que nem imagina como é difícil e sofrida a vida de quem é pobre. (Sergio Borges)












E a secretaria da saúde da Caçapava ainda quer ser Prefeita, bobo daquele que votar nela! Acorda Caçapava !!!
ResponderExcluirPior que essa secretaria fala que a saude esta otima....Otima aonde?ACORDA caçapava,vcs querem essa mulher para ser prefeita da nossa cidade?NãO né.........
ResponderExcluirGente isso é um absurdo.!!.. A Secretaria de saúde deveria se responsabilizar por este fato, nós é que pagamos os salários de todos os funcionários, e superiores para administrar a saúde de Caçapava. São seres humanos, devem ser tratados com dignidade, respeito, duvido se você um pai de alguns deles, se o atendimentos seria igual??? Tem que abrir um processo administrativo para averiguar essa situação. Amanha pode acontecer a mesmo coisa, e ninguém faz nada.! Barbaridade, e o prefeito?? Vai dar algum apoio à família agora neste momento??.. Vergonha para todos os caçapavences...
ResponderExcluirNota 10 para a reportagem nota zero para a saúde de Caçapava. Por respeito a família enlutada o pronto socorro deveria fazer uma investigação interna e prestar contas a sociedade. Se houver culpado, que seja punido. A falta de transparência prejudicou nossa saúde e até mesmo a campanha da secretária Angélica. Pensem nisso.
ResponderExcluirSerá que a secretária da saúde de Caçapava tem acesso à internet < será que ela acessa este site .... acho que sua campanha já era minha querida ...
ResponderExcluirA saude de caçapava esta uma vergonha,minha mae ficou internada no pronto socorro 6 dias , nao tinha leito para ela, teve uma fratura na coluna e uma na cabeça,nao ela saiu de casa sem nenhuma fratura, eu tenho a certeza que ela caiu no pronto socorro da cama , pois nao podia ficar nehum acompanhante com ela , tinha 83 anos , dia 10 ela veio a obito, é a nossa saude em caçapava , velho pode morrer.
ResponderExcluirEH AÍ "Dra.NEGLIGENTE SECRETÁRIA DA SAÚDE DE CAÇAPAPAVA" ANGÉLICA CANDIDATA A PREFEITA ISSO É NEGLIGENCIA OU INCOMPETÊNCIA DA SENHORA?
ResponderExcluir