c

Entre no site

notícias       polícia       plantão190      cidade       gente       política       previsão do tempo      empregos      vídeos do dia

Prefeito resssuscita Cosip na Justiça

Não se surpreenda se na sua próxima conta de luz a Cosip – Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública estiver de volta. A taxa foi extinta pela Câmara de Vereadores por 9 votos a zero em agosto passado, mas uma liminar movida pelo prefeito Carlos Vilela ressuscitou a cobrança a partir de 3 de outubro.
Uma cópia da liminar foi encaminha pela Prefeitura a Câmara para que os vereadores tomassem conhecimento da decisão. 

A polêmica da Cosip começou no Natal de 2010 quando chegou na Câmara de Vereadores a lei nº 282, de autoria do prefeito. Dia 22 de dezembro daquele ano os vereadores aprovaram a cobrança da taxa que serviria para “financiar as atividades de iluminação das vias, logradouros e demais bens públicos, além da instalação, manutenção, melhoramento e a expansão da rede de iluminação pública”.
Em abril de 2011 a Cosip entrou em vigor taxando todos os proprietários de imóveis de Caçapava, da área urbana e rural. Entraram no pacote até mesmo os imóveis situados em áreas sem iluminação pública. O valor cobrado varia de acordo com o consumo de cada um.
Sob o protesto de muitos setores da sociedade, a cobrança seguiu até agosto deste ano quando 9 dos 10 vereadores de Caçapava aprovaram uma nova lei (nº 289) proposta pelo vereador Souza Lima (PMN), revogando a lei anterior que criava a Cosip. 
Agora, a liminar concedia pelo Tribunal de Justiça do Estado, suspende a lei de Souza Lima e deixa tudo como estava. Na liminar o relator Grava Brazil alega que existe aparente “vício de iniciativa, somada ao risco de lesão ao Erário Municipal”.

6 comentaram:

  1. Vejam que nós eleitores,estavamos certos quando decidimos pela troca no executivo e a reforma no legislativo.Sorria CAÇAPAVA

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que as pestes que estava varrendo cacapava saiu agora ta demonstrando mais ainda a cara de falsa que tinha,ae o prefeito enrique rinco entra ae tira de uma vez esta maldita lei que saiu la do abismo onde este prefeito nasceu vilala.

    ResponderExcluir
  3. Isso de cobrar a luz da rua não vai ser bom por que eles não cumpri o que fazem vai fazer mais de 9 meses na rua da minha casa o poste da sem luz e ninguem faz nada liguei na edp e disseram que agora so a prefeitura e responssavel e ate agora nada.E ainda teremos q pagar pela luz da rua?Fora os gatos que fazem e ninguem ta nem ai so dizem que e crime e mais nada ninguem toma atitude.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. ENQUANTO ALGUNS POSTES DA CIDADE
    ESTÃO COM AS LAMPADAS QUEIMADAS ;AQUI NA RUA JOSÉ MARIANO MONTEIRO CPV VELHA ; AS LAMPADAS FICA ACESAS O DIA INTEIRO;SE ALGUÉM QUISER CONFERIR
    DA UMA PASSADINHA AQUI + OU - 15:OO HORAS

    ResponderExcluir
  6. ESPERO QUE NINGUEM SE ESQUEÇA DISSO DAQUI A 4 ANOS, QUANDO ESTAS PESTES VOLTAR PEDINDO VOTO. BRASILEIRO TEM FAMA DE MEMORIA CURTA...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante. Acompanhe neste espaço o que as outras pessoas estão comentando e aproveite para dar sua opinião. Se preferir pode mandar seu recado através do formulário de contato. Volte sempre!